Box Delivery:

Intermediando um sistema de delivery para algumas das principais empresas do país, com apoio da plataforma Google Maps e Geoambiente.

Especializada em soluções tecnológicas para serviços de logística, a startup santista cresceu sete vezes durante a pandemia e dobrou sua capacidade de entrega com as APIs do Google Maps.

RESULTADOS COM A PLATAFORMA GOOGLE MAPS

  • Serviço de delivery mais ágil e eficiente;


  • Planejamento de trajetos de entrega otimizados, levando em conta rotas multimodais com mais de 25 pontos de referência e dados de tráfego em tempo real;


  • Dobro da capacidade de atendimento da frota de entregadores por conta da alta demanda de pedidos durante a pandemia, sem precisar aumentar consideravelmente o número de entregadores;


  • Mais de 3 mil pedidos por hora atendidos em horários de pico (almoço e jantar), com otimização de rotas e acompanhamento da entrega em real time;

BOX DELIVERY E A ESTRATÉGIA CENTRALIZADA NA INTELIGÊNCIA DE GEOLOCALIZAÇÃO.

Fundada em 2016, na cidade de Santos, em SP, a Box Delivery é especializada em soluções tecnológicas para serviços de logística. Atua em 129 cidades, 22 estados e o Distrito Federal, somando mais de 3 milhões de entregas realizadas.


Atende às principais redes de fast food do Brasil e tem mais de 5 mil estabelecimentos cadastrados, entre eles Mc Donald's, Spoleto, Madero/Jeronimo, Koni, LeBonton, Bob's, China in Box, Gendai, Mania de Churrasco, Subway, LivUp, Swift e RaiaDrogasil.


O serviço baseia-se na tecnologia de geolocalização do Google Maps para identificar o estabelecimento que necessita realizar uma entrega e busca o entregador disponível mais próximo para realizar o serviço.


“A precisão de geolocalização fornecida pela Plataforma Google Maps nos permite oferecer a melhor experiência aos clientes”, pontua Renato Neto, cofundador e CTO da Box Delivery.


O Google Maps (e todas suas funcionalidades) é fornecido para a Box Delivery por meio de uma parceria com a Geoambiente, parceira premier do Google e revendedora oficial da plataforma há 10 anos.


“Com base no suporte especializado e relatórios de consumo enviados pela Geoambiente, conseguimos implementar melhorias constantes e dar continuidade ao nosso crescimento”, garante Denis Lemela, cofundador e CIO da startup santista.

Sem as APIs da plataforma, não teríamos conseguido dobrar a capacidade de atendimento da nossa frota, sem aumentar consideravelmente o número de entregadores.

Renato Neto,

cofundador e CTO da Box Delivery

DESAFIO DURANTE A PANDEMIA

O consumo de serviços online entrou para a rotina de mais pessoas desde o início da pandemia.

Diante do impacto das medidas de isolamento social, a Box Delivery bateu recordes no volume de pedidos realizados em seu app no ano passado.


Com um sistema logístico de delivery sob pressão, a empresa contou com a inteligência de geolocalização da Google Maps Platform (GMP) para atender ao salto nas demandas. O resultado?

A Box Delivery dobrou a capacidade de atendimento de sua frota de entregadores.


Apesar das adversidades, a empresa conseguiu ganhar mais agilidade e eficiência e registrou um crescimento sete vezes superior no ano passado, em relação ao ano anterior.

A Box Delivery registrou um crescimento sete vezes superior no ano passado.

ROTEIRIZAÇÃO EM ESCALA COM A

PLATAFORMA GOOGLE MAPS

Para garantir que os pedidos cheguem ao consumidor sem atrasos, o sistema da Box Delivery é integrado a várias APIs do Google Maps. Uma delas é a Autocomplete API, que agiliza o checkout ao sugerir endereços possíveis enquanto o usuário digita onde quer receber seu pedido e evita possíveis erros na entrega.


Com endereço “em mãos”, a Geocoding API determina a latitude e longitude de destino para garantir precisão. Com a API Directions, o sistema consegue traçar uma rota com a distância entre os pontos (de origem e de entrega).


Em seguida, o valor da corrida é precificado com base na quilometragem. Os mais de 90 mil entregadores cadastrados também contam com o apoio do Maps no app para identificar o endereço com mais agilidade, usando um mapa interativo para melhor visualização e localização.

No começo da pandemia, contudo, os pedidos de delivery no aplicativo saltaram de 300 por hora nos horários de pico (almoço e jantar) para 3 mil.


A alta demanda evidenciou a necessidade de contar com uma previsibilidade maior sobre a duração de cada entrega e uma inteligência de roteirização mais otimizada.


Assim, Box Delivery recorreu à Directions Advanced API para determinar rotas multimodais, levando em conta até 25 pontos de referência, garantindo trajetos mais otimizados, com dados de tráfego em tempo real ou preditivo.


“A API Directions Advanced possibilitou à Box Delivery escalar o negócio nesse período, sofrendo menos. Com ela conseguimos gerar valor para o cliente final ao criar uma rota otimizada e garantir que o pedido chegue no horário previsto”, complementa Lemela.


A Direction Advanced API também é essencial para que a Box Delivery consiga atender a grandes redes de fast-food, uma vez que permite agrupar pedidos em um mesmo trajeto, aumentando a eficiência das viagens.


A plataforma da empresa é integrada diretamente com os PDVs desses estabelecimentos.


Além disso, o recurso traz agilidade aos restaurantes na gestão dos pedidos, do preparo à saída para a casa do cliente.


A partir do momento em que o entregador aceita uma entrega, o sistema envia Estimated Time of Arrival - ETA (em português tempo estimado de chegada) para o comerciante, que é capaz de iniciar o preparo do prato no momento certo.


Por exemplo, se um entregador leva 20 minutos para chegar e o prato 10 minutos para ficar pronto, o sistema transmite o pedido à cozinha quando o entregador percorrer 10 minutos. E, quando o entregador chega, já está tudo pronto. Voilà, o pedido já pode sair!

ENTREGAS SEM ATRASO, CLIENTES SATISFEITOS E PARCERIAS EM EXPANSÃO

A Box Delivery atende a mais de 15 mil pedidos diariamente e está em fase de expansão para outras localidades. Para 2021, a expectativa é faturar R$ 102 milhões, mirando em breve a expansão para a América Latina.


Mais recentemente, a empresa lançou a integração de seu sistema para todas as plataformas de marketplace delivery, como iFood, Rappi e Uber Eats, para fornecer seu serviço de entrega last mile. Com isso, será possível atender automaticamente aos pedidos desses marketplaces de forma totalmente otimizada.


“Nosso sistema captura os pedidos dessas plataformas e os integra automaticamente, em apenas uma única tela. Em seguida, enviamos o pedido diretamente para nossos entregadores”. A integração também inclui a comunicação direta com os PDVs das grandes redes de restaurantes e fast-food.

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