Garupa

Garupa leva a mobilidade urbana a 650 municípios com apoio da Plataforma Google Maps e Geoambiente

APIs do Maps aumentam em 80% o time to market do Garupa durante o lançamento de novos serviços de transporte no período da pandemia

Usuários: + 52 mil motoristas e 30 mil passageiros

Corridas: + 400 mil corridas mensais, com expectativa de atingir 1 milhão até 2022

Abrangência: 19 estados e Distrito Federal e + 650 municípios brasileiros

O GARUPA

Criado em 2017, no Rio Grande do Sul, o Garupa é o terceiro maior aplicativo de mobilidade do Brasil. Avaliado em mais de R$ 52 milhões, o app oferece inúmeros diferenciais de mobilidade urbana, como Garupa Kids, Garupa Pet, Garupa Objeto, Garupa Executivo, Garupa Mulher, Garupa Educação/Saúde e Garupa Delivery.


A empresa possui uma estratégia de expansão focada em cidades do interior e um modelo de negócio apoiado em uma parceria com 187 sócios-operadores, empreendedores que levam os serviços da empresa para outras cidades. Ao todo, são mais de 10 milhões de corridas finalizadas no app.


Ao entrar no app, os usuários devem informar sua localização no mapa e aguardar até que um “garuper”, como são conhecidos os motoristas parceiros, realize o transporte até o destino. Para garantir viagens mais rápidas, a tecnologia do Garupa utiliza a inteligência de geolocalização do Google Maps.

Desafios

O Garupa App oferece serviços que buscam facilitar a vida das pessoas. E para cumprir com o propósito de levar a mobilidade urbana a todos e entregar as melhores experiências, o negócio exige uma inteligência de dados de localização completa, incluindo endereços, dados comerciais locais, dados de tráfego, algoritmos de rotas, monitoramento de usuários e visualização de mapas.  


Desde o momento em que um cliente solicita uma corrida, os motoristas devem receber informações precisas e em tempo real com o apoio de mapas. Diante disso, a empresa encontrou no Google Maps recursos de geolocalização essenciais para viabilizar a navegação de clientes e usuários.


Quando a pandemia do novo coronavírus obrigou as pessoas a ficarem em casa, o Garupa teve que se reinventar e apostar em novos serviços. Surgiram então o Garupa Food, voltado exclusivamente à entrega de comida, o Garupa Empresas, serviço de mobilidade exclusivo para pessoa jurídica e o Garupa Delivery, específico para entregas de itens diversos.


Mais do que nunca, a parceria com o Google Maps e todas suas funcionalidades, fornecido para o Garupa por meio da Geoambiente, parceira premier do Google e revendedora oficial da plataforma há 10 anos, ajudaram a transformar adversidades em oportunidades.

Google Maps: APIs utilizadas

Solução

O sistema do Garupa é integrado a várias APIs e SDKs do Google Maps. Uma das principais é a Maps SDK para Android e iOS. No exato momento em que um usuário solicita uma corrida, esta API se comunica automaticamente com os servidores do Google para localizá-lo no Maps, conectado ao app.


A Places SDK para Android e iOS também entra em cena quando o usuário digita o endereço. Esse recurso poderoso permite que o aplicativo reconheça uma localização e faça a correspondência contextual aos negócios locais e outros lugares próximos do dispositivo, como por exemplo um shopping.


Em seguida, a Directions API ajuda o sistema de informação do Garupa a calcular a melhor rota para chegar até o usuário e levá-lo ao destino final, fornecendo informações cruciais para a precificação e duração da corrida e detalhamento do trajeto.


Já a Geocoding API converte endereços em coordenadas geográficas e vice-versa, possibilitando que o sistema da empresa localize um endereço mais facilmente.

“Com relação aos ganhos do Google Maps, o uso do mapa possibilitou um aumento de 80% em relação ao time to market, agindo de forma efetiva e garantindo o sucesso do nosso negócio. Além disso, a precisão das localizações, mapeamento das ruas e os recursos do Places permitiram que o Garupa ganhasse uma abrangência nacional”.

Roger Ritter

CTO do Garupa

Benefícios:

  • agilidade para o lançamento de novos produtos, especialmente na pandemia
  • mapeamento de ruas com precisão, especificamente em cidades menores
  • disponibilidade de mapas em todo território brasileiro
  • assertividade no cálculo de trajetos, apoiando a precificação de corridas

 “É extremamente importante para um app de mobilidade contar com o suporte direto de uma equipe como a da Geoambiente, que oferece todo o acolhimento e apoio fundamentais para o crescimento da nossa operação”.

Roger Ritter, CTO do Garupa

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